PERFORMANCE
Manifesto HUPANO (2015)
SINOPSE:
Criado a partir do conceito do “upcycling” de tecidos e materiais descartados para o Festival Retrato Brasília, realizado do CCBB – DF. A partir da parceria entre a cia. víÇeras e a estilista Fernanda Ferrugem, foi criado um “manifesto desfileperformance”, em que a víÇeras apresenta uma relação entre o pano e o fumano, metaforizando o consumismo fashion irresponsável e descatável ao corpo individual e social. Cada performer assumiu e deu vida a um arquétipo relacionado aos “looks” criados por Ferrugem enquanto o Manifesto Hupano era declamado.
FICHA TÉCNICA
cia víÇeras apresenta
Manifesto Hupano
Direção e concepção: Roberto Dagô e Fernanda Ferrugem
Performes: Kael Stuart, Roberto Dagô, Raquel Ferreira, Ramon Lima, Karine Ribeiro, Marcia Regina e Gustavo Letruta.
ATRANSVERSAR (2014)
SINOPSE
O contexto em que a experiência se dá é um shopping center, uma vitrine das conformações sociais. Como ser invisível no exagero evidente dos códigos das aparências?
FICHA TÉCNICA
cia víÇeras apresenta
Balaio do orgulho
direção: Jessica Cardoso
performers: Tatiana Bevilacqua, Roberto Dagô e Marcia Regina
Maquiagem: Maíra Geraldo e Amanda Cintra
balio do orgulho (2014)
Realizada a convite do balaio Café, para compor a programação do Dia do Orgulho Gay, a performance traz á rua múltiplas figuras absurdas, que, com suas individualidades, abordam a multiplicidade de gênero e convidam todxs a dançarem suas diferenças e tornarem um organismo uno.
Intervenção performática realizada na Praça dos Prazeres, no Balaio Café.
Comemoração do dia do orgulho LGBTTT – 28 de junho
fotos de Mari Mira e edição de Roberto Dagô.
FICHA TÉCNICA
cia víÇeras apresenta
Balaio do orgulho
direção: Mel Mesquita
performers: Tatiana Bevilacqua, Roberto Dagô e Marcia Regina
drag eixão (2014)
SINOPSE:
Uma performance de gênero Drag Queen em intercâmbio com a Trupe de Argonautas. A ação proporciona o encontro dessa identidade metafórica do iperfeminino com a cidade.
A cia se vale da hiperformatividade, da comicidade e da grande empatia que a figura da drag proporciona para pesquisar diferentes formas de inserção social, trazendo questões de gênero por meio dessa figura extracotidiana, que distrai o público do desconforto velado e habitual que reside em tais questões.
FICHA TÉCNICA
cia víÇeras apresenta
Drag eixão
com Emanuel Santana e Raphael Balduzzi
colaboração especial na maquiagem de Maíra Geraldo Figueiredo
fotos de Diego Rodrigues e Jessica Cardoso
performers: Marcia Regina, Camila Oliveira, Tatiana Bevilacqua, Mel Mesquita, Roberto Dagô,
Ricardo Caldeira, Daniela Diniz
apoio: Lucas Figueiras
ERIS MI MONSTRO (2014)
SINOPSE:
De uma lado, uma blusa masculina pendurada num cabide, de outro, uma misteriosa figura andrógina. Roberto Dagô performa uma caminhada dramática de sua figura em direção à blusa e brinca com o melodrama em violenta e passional lavagem da peça de roupa, que é vestida ainda encharcada.
A ação poética questiona os limites das definições de papel de gênero e performance social de gênero, carregando este agoniante frio do “desajuste” social.
FICHA TÉCNICA
cia víÇeras apresenta
Eris mi monstro
Direção, atuação e concepção: Roberto Dagô
cadê godô (2013)
SINOPSE:
Diana e Estrela, El Suvstituto e a Noiva, personagens do espetáculo GODÔ CHEGÔ!, procuram por Godô num dos locais mais movimentados da capital federal, o setor de diversões sul, mais conhecido como Conic. Ali, onde as passagens são efêmeras e o andar solitário das gentes transita friamente, as personagens invadem o fluxo ininterrupto à espera de um alguém que as retire da apatia do vazio existencial.
FICHA TÉCNICA
cia víÇeras apresenta
DAGÔ CHEGÔ!
direção: Mel Mesquita
performers: Kill Nunes, Daniela Diniz, Marcia Amaral, Diego Rodrigues e Tatiana Bevilacqua
casting de elenco I e II (2012)
SINOPSE:
Apresentado no Tudo de Ensaios de 2012 e no festival Sacola Ambiental 2012, Casting de elenco é audição-fake performática: o diretor alega estar procurando atores para assumirem os papéis de seu espetáculo. O público e atores infiltrados são convidados a se aventurarem neste palco improvisado, vestirem figurinos dos personagens e respondem à direção.
A performance é apresentada em qualquer lugar com grande circulação de público espontâneo, com a rua ou festivais, e possui sonoplastia criada e executada ao vivo.
FICHA TÉCNICA
cia víÇeras apresenta
Casting de elenco I e II
direção: Mel Mesquita
performers: Kill Nunes, Daniela Diniz, Marcia Amaral, Diego Rodrigues
apoio: Lucas Figueiras, Marcia Regina, Jessica Cardoso